Retiros

Fazer um retiro é importante para qualquer pessoa. Pode ser um retiro de Tai Chi, ou então de Reiki. Ou qualquer outro tipo de retiro.

Não se trata só de ir para um local e fazer algo de diferente. Trata-se, acima de tudo, de se ir para dentro de nós próprios, para aquele local que, habitualmente, não nos lembramos sequer que existe...

E é dentro de nós que estão as respostas a todas as nossas dúvidas. Estão lá dentro, à espera, prontas para virem para a superfície.

Na nossa vida diária não estamos atentos ao que se passa dentro do nosso Interior. Entre o trabalho, os filhos, a vida social, a casa, descuramos o nosso templo mais importante: o nosso Interior. 
E, por vezes, é necessário limparmos esse templo, pois também ele tem pó, tem sujidade, que se vai acumulando, como numa casa.

O que podemos fazer para limpar o pó? 
Os retiros ajudam. Obtemos ferramentas, estamos mais centrados em nós, compreendemos o quanto somos importantes. E, acima de tudo, aprendemos que não basta só um retiro, temos de limpar o pó todos os dias, ou, pelo menos, com mais regularidade do que o que costumamos fazer.


O nosso templo Interior é o mais importante, aquele que temos de valorizar!


Respostas

Na imensidão da vida, tudo pode acontecer...

Onde posso encontrar a solução para o meu problema? Como fazer para conseguir o que quero e desejo?

Uma resposta para a primeira pergunta: onde encontrar a solução?

Por ser uma resposta tão simples e singela, muita confusão fazemos...

 

Tão simples a resposta, acreditas?

Sim, a solução está dentro de nós... Temos de comunicar com o nosso Eu Superior... 

Como conseguir isso? Várias são as possibilidades, mas uma extremamente importante é a meditação.

Com a meditação conseguimos ficar no Aqui e Agora, no momento presente. Quando conseguimos alcançar esse estado, quando nos libertamos das amarras do passado e do medo do futuro, as respostas a todas as nossas dúvidas surgirão, porque a mente está calma, serena, como um lago sem ondas.

As interferências do exterior não conseguem desequilibrar a quietude do interior... 



E como conseguir o que quero/desejo?

A quietude alcançada com a meditação vai ajudar, sem sombra de dúvida!
Quando conseguirmos comunicar com o nosso Eu Superior, iremos perceber o que é verdadeiramente importante, e como o alcançar.



Mais importante ainda: ACEITAR!

Aceitar que, por vezes, o que queremos ou desejamos não é o melhor para nós, e que existe "Algo" que sabe isso, mesmo que nós não nos lembremos ou não achemos isso.

O que por vezes menos esperamos é o que é o melhor para nós, para a nossa evolução, para o nosso caminhar...

Por isso é importante meditar, para que nos possamos compreender melhor, para que as interferências externas não interfiram com o papel mais importante do nosso interior, para que as mensagens a todas as nossas dúvidas, incertezas e inseguranças possam surgir para nos ajudar...

Compreender que algo que não percebemos existe, principalmente para nos ajudar; aceitar que a vida tem de ser vivida, da melhor maneira possível, mesmo que não seja da maneira que queremos ou desejamos; libertar as nossas amarras, medos e inseguranças, para, finalmente, conseguirmos evoluir, em tranquilidade, serenos, no Aqui e Agora!


Namastê!











A nossa casa

No nosso interior encontramos a nossa verdadeira casa, pois é lá que está o poder de encontrarmos a Felicidade, a Paz, a Gratidão e o Amor!

Mas existem locais neste belo mundo que nos encantam, que nos avassalam, que nos fazem sentir de tal maneira bem, que até temos medo desse sentimento e fugimos desse local...
Esses locais são os nossos verdadeiros lares, os locais onde temos de estar, onde temos de viver, porque esses locais despertam o melhor de nós, elevam-nos energeticamente e transmitem a maravilhosa sensação de "nos sentirmos em casa".
Esses locais transportam-nos para ambientes de magia, de beleza, de amor, de luz... fazem-nos compreender que é para lá que temos de ir, que é lá que temos de continuar o nosso caminho, para podermos ajudar, para podermos evoluir...

Finalmente encontrei o meu local... e tu?






O medo

O medo é constrangedor, faz-te ter reacções inesperadas... e nem sabes o porquê.

O medo é arrepiante, espreita quando menos esperas...

Não podes viver com medo, seja o medo de falhar, de não conseguir, ou até mesmo o medo de viver! Viver é difícil, um perfeito acto heróico, pois caminhamos para o desconhecido, sem saber se vamos conseguir, se vamos cair, se teremos forças para caminhar... Mas tens de compreender: tu vais conseguir, tu vais seguir em frente, voltar para trás não é uma opção, nem sequer vale a pena pensar nisso.


Por cada momento em que consegues ultrapassar os teus medos, irás dar mais um pequenino passo na tua grande evolução...


Para meditar...

Tudo aquilo que requer uma mudança, um processo, uma evolução, requer também que o faças com atenção, dedicação e amor. Se tentas mudar uma situação e ainda possuis restos de rancor ou raiva contida, dificilmente as reacções serão as correctas. Primeiro tens de estar limpo, preparado, cheio de compreensão, e com amor ires expressando e actuando para que essas mudanças cheguem.
Só através do amor se consegue a verdadeira Transformação.

(Do livro Dia-a-dia com os Anjos, de Marta Cabeza Villanueva - Anjo da Transformação)